Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Alimentação adequada de um cavalo

Para alimentação adequada do cavalo, devemos respeitar sua natureza, suprindo suas necessidades básicas.
      É fundamental ter em mente que o cavalo é um animal herbívoro, que se alimenta especialmente de vegetais,  simplesmente verdes, ou mesmo forrageiras. Estes podem ser fornecidos sob a forma pastos frescos, feno ou mesmo silagens.
      Após termos suprido as mínimas necessidades para manutenção do cavalo, aí sim, conforme atividade a que vamos submete-lo, seja um potro em crescimento, égua em reprodução ou cavalo de esporte e trabalho, devemos oferecer-lhe os complementos de uma alimentação, para que possamos atingir os níveis Energéticos e/ou Proteicos suficientes para suprir estas novas necessidades, mas sempre respeitando sua natureza, valorizando o volumoso.
     A Ração na verdade deve ser chamada de complemento corretor, pois esta deve ser sua função: complementar e corrigir as necessidades do animal, que o volumoso disponível não consegue suprir. Ela deve ser equilibrada.
      Existem vários tipos de apresentação de ração: Farelada, Peletizada, Laminada ou Extrusada.
     Existem ainda as matérias-primas (aveia, milho, trigo, etc.) que muitos criadores/proprietarios de animais oferecem misturado á ração balanceada. Ocorre que estas matárias-primas são, em geral, muito ricas em fósforo o que leva a um desbalanceamento na relação cálcio/fósforo sanguineo levando a graves problemas como a cara inchada.
     Quanto ás apresentapres de rações industrializadas, não devemos nos preocupar com a aparancia do produto (peletizada, laminada ou extrusada), mas principalmente com os níveis de garantia destes produtos.
        O que mais importa na avaliação da qualidade de um produto são seus níveis de garantia, principalmente valores de qualidade de energia e proteína. A qualidade de sua energia também pode ser avaliada através do valor de seu extrato etéreo, que é o valor de gordura de uma ração, onde, se este valor for alto, a qualidade de sua energia, e também de sua proteína, deverão ser elevados.
     Devemos estabelecer realmente quais as necessidades do cavalo para podermos suprir de forma adequada e obtermos os melhores resultados de performance e também na saúde do animal.
     A escolha da ração certa poderá fazer uma enorme diferença no resultado esperado em nossos animais.
 
    

Nenhum comentário: